Chakras

Chakras

O que são?

Por que realizar terapias para os chakras?

Os chakras são considerados centros de energia do nosso corpo físico e dos demais corpos sutis. O significado da palavra chakra em sânscrito é roda e as definições mais antigas de chakras são obtidas do Vedas do Indianos e do budismo, ambos afirmam que são vórtices giratórios de energia, sendo que cada um é especializado na absorção e irradiação de um tipo de energia. O teosófico e clarividente Charles W. Leadbeater descreveu os chakras e criou ilustrações do que via no corpo sutil das pessoas, sendo que seu trabalho apresentou variações na forma e cores dos chakras, no sufismo, religião que influenciou seitas secretas no ocidente também apresentam algumas variações na posição e função do chakras em relação aos vedas, porém também reconhecem a sua existência e a influencia destes na emoção, pensamento e saúde do homem.

Os chakras são centros de energia que se formam quando os nadis, redes de canais onde o prana circula, se conectam formando nestas regiões uma maior densidade energética que pode ser percebido pelos clarividentes na forma de rodas, círculos ou pires. Os espíritas também reconhecem a importância dos chakras e sua influência no chamado passe magnético, ainda conforme Leadbeater os cristãos ao representar os 12 anciãos do templo com coroas sobre as cabeças estão fazendo um relação com o chakra da coroa.

No espiritismo considera que os chakras estão localizados no perispírito (na Alma) e que estes filtram energia cósmicas, telúricas e de tudo que circunda o indivíduo, enviando as energias para o duplo etérico que forma o fluído vital e após envia para o corpo físico. Na teosofia Leadbeater coloca que os chakras são regiões onde há a comunicação de fluídos e energia (informação) com os planos não físicos tais como o emocional inferior (Astral, Umbral ou Inferno) e superior, bem como com o mental inferior e como os centros de radiações como a Terra e o Sol, sendo que no chakra frontal e da coroa a comunicação é com mundos mais elevamos como o mental superior e o búdico. Ainda podemos acrescentar outros chakras como o sistema de 12 chakras proposto pela terapeuta Cyndi Dale, ainda para Leadbeater nem todos os homens possuem os chakras da coroa e frontal desenvolvidos, sendo muito pequenos e irradiando pouco energia no homem que não realiza práticas espirituais, como o ioga e a meditação.

Dr. Gabriel Cousens no seu livro Nutrição Evolutiva descreve os chakras como regiões sutis que absorvem partículas elementares e as organiza conforme a consciência, sendo que nos corpos cujos chakras estão ativos e equilibrados o fluxo de energia pode circular no sentido horizontal e vertical, no entanto, no homem que não despertou o sistema de Kundalini entre os chakras existem nós que impedem o fluxo de energia, bem como a comunicação entre Chakras. A meditação e o ioga é uma forma de liberar o sushumna (canais por onde o prana circula) destes nós . O autor permaneceu na Índia por anos praticando a meditação para despertar a Kundalini.

Cyndi Dale comenta que há vários sistemas de chakras em diferentes culturas cita o sistema indiano, o sistema dos incas, o sistema dos índios americanos (Cherokee), o sistema dos apóstolos de Jesus, e dos tibetanos. Enfim o sistema de chakras parece ser admitido em várias culturas e figura como sistema para comunicação com mundos invisíveis, bem como influencia a personalidade e a saúde humana e está intimamente associado ao processo de iluminação do homem.

No artigo sobre consciência e mundos invisíveis falamos do quando é importante o sistema de chakras nas comunicações energéticas com mundos sutis, o fato é que o leitor pode afirmar que nunca realizou comunicação alguma com nenhum mundo sutil, pois bem eu lhe pergunto se já sonhou, pois os sonhos são formas de comunicação com mundo sutis e ocorrem porque no estado de sonolência a alma pode ser projetada para estes mundos através do sistema de chakras. Jung diz que sonhos são formas do homem simbolizar o seu mundo interno. Jung após anos analisando seus sonhos e dos seus pacientes descobriu na meditação o caminho para a comunicação mais consciente com os mundos internos.

Jung vê no sistema de chakras uma forma de conhecimento coletivo ancestral para a iluminação da alma, um conhecimento arquetípico uma vez que este conceito está inserido em várias culturas. O grande psiquiatra não recomendou o ioga kundalini para as pessoas ocidentais, pois o processo pode despertar traumas profundos do Self (Alma) até que a mesma se desprenda do seu Ego, sendo que pode ser um processo doloroso se iniciado sem um mestre de ioga kundalini. Até que o Self do iluminado seja desenvolvido pode ocorre a vivência de complexos inferiores personificados em infernos, regiões frias e escuras, monstros e medos, como num pesadelo, segundo Jung é o Self chamando a atenção do Ego para se livrar das suas programações interiores.

Podemos pensar nesta programação como um sistema universal de formação de seres conscientes amorosos e universais, portadores da Self de Jung, ou os chamados iluminados pelos indianos, buda pelos tibetanos, enfim uma escola para a alma. Na teosofia admite-se que há mundos não corpóreos que a alma durante o sono ou após a morte vai e fica por lá até aprender a dominar seus monstros internos, ou seja, atravessar o Astral. Se o homem consegue em vida formar o intelectual irá para um mundo mental que poderá ser inferior ou superior. Se dominou suas emoções e criou empatia pelo que está fora de si então irá para o emocional superior até pertencer á vibração da região do Ajna (chakra frontal) ou mental superior, onde a vida é vista com clareza, sendo que na região búdica, chakra da coroa, o homem torna-se um sábio em vários assuntos ocultos aos olhos humanos, um Mestre, tal qual Jesus Cristo se tornou o que ficou evidenciado nos fenómenos da ressurreição e na transmutação da matéria ( o que inclui a cura de doenças do corpo físico) conforme nos aponta vários textos da bíblia e a biografia de inúmeros apóstolos que seguiram à Jesus.

A terapia neste processo pode auxiliar na vibração dos chakras e na escalada do homem meditativo, sendo a meditação a chave mestra. Porém como muitos das dores humanas podem ser resultado da influencia de mundos invisíveis por onde a alma transita durante sua evolução, os sistemas de terapia podem ajudar e melhorar a vibração dos corpos. Não vamos esquecer que a alma encarnada em corpo físico também recebe a vibração do mundo físico, energias telúricas, pensamentos dos outros, emoções dos outros o tempo todo, num processo de obsessão de encarnada para encarnado, assim os tratamentos terapêuticos são verdadeiros auxiliares e remediadores, possibilitando uma qualidade de vida maior da alma na Terra encarnada.

Algumas terapias que podem ser associadas para a melhorar a vibração dos chakras e como estes são formados pelos viitris propensões e tendências da personalidade, influenciando a emoção e os pensamentos as terapias podem melhorar de forma expressiva muitos aspectos da vida do indivíduos. Estas programações mentais universais chamadas viitis estariam localizadas nas regiões energéticas conhecidas como pétalas dos chakras e elas são como um partitura musical que toca uma música não audível, esta frequência emanada conforme a característica do Ser irá influenciar a pessoa no seu comportamento, ou seja, pode ser calmo ou nervoso, preguiçoso ou disposto, depressivo ou expansivo, ansioso ou consciente do momento presente, saudável ou doente. A música que irá tocar no entanto só depende da afinidade de Alma pelas emoções densas do Ego ou pelo luz que vem do Espírito de Deus .

Conforme experiência pessoal posso afirmar que a meditação é a mãe de todas as terapias. O uso de cristaloterapia, aromaterapia, cromoterapia, florais de bach, radiestesia podem axiliar na melhora da vibração dos chakras, porém nada se compara na dedicação de tempo para leitura de textos como estes que lhe escrevo, livros teosóficos, manuscritos sagrados como Pistis Sophia, ou mesmo a leitura da bíblia desde que compreendida no campo mental da iluminação da alma, somados aos momentos de interiorização propiciados pela meditação como ferramentas necessárias para combater nossos "demônios" internos, ou seja, elementais desestruturantes autogerados por nossos pensamentos e emoções em desalinho, pois são estes que criam infernos para prender nossas almas quando a mesma está distanciada da grande Consciência Amorosa Universal, o Pai Celestial.

O leitor ainda verá se consultar as obras literárias que os chakras não estão alinhados na mesma direção, porém as terapias promovem um alinhamento vibracional, ou seja, energético deste centros de energia/informação por estes p motivo do nome alinhamento de chakras. As terapias holísticas possibilitarão uma maior qualidade de vida ao homem, auxiliando no tratamento de doenças, sempre concomitante com o tratamento médico convencional pois quando o problema chegar no corpo físico será necessário todo tipo de ajuda. O interessante é que as terapias podem auxiliar á remover padrões vibratórios que podem causar doenças antes mesmo destas se manifestarem no corpo físico, sendo portanto preventivas.

Como os minerais, as cores, os aromas, os sais, as ervas, chás, incensos, água reequilibrada energeticamente, bioenergética atuam é assunto para outros artigos, pois vasto é o conhecimento da mãe natureza, bem como grande é o Amor do Pai quando colocou à nossa disposição nos diferentes reinos da natureza elementos que podem auxiliar na melhora da nossa vida aqui na Terra, porém como Jesus afirma nas Cartas de Cristo que estas terapias podem ser válidas desde que não se prenda a consciência nestes "amuletos" pois, muito do trabalho de equilibrar e restaurar é realizado pelo Grande Espírito ou Consciência Universal e pela Alma do Ser desperto, ou seja, pela intenção e pela vontade do Ser em melhorar, assim o homem dever estar consciente do seu papel em todo o processo e da ação vivificadora do Pai Celestial a Grande Consciência.

Fiquem em Paz!